Projeto
Semana de motivação da EJA
1-Público Alvo:
Alunos da EJA(fundamental segundo segmento e médio)do Colégio Estadual José de Lannes Dantas Brandão-Porciúncula/RJ.
2- Duração:
03 dias
3-Justificativa:
A Educação de Jovens e Adultos é muito peculiar.Diferencia do Ensino Regular em vários aspectos como:faixa etária,o tempo de interrupção dos estodos e a necessidade de trabalhar para sustentar a família.
Em um grupo tão heterogêneo,as interações são desiguais.Dependendo do assunto abordado uns sabem mais do que outros e os mais velhos e ou que estão há mais tempo fora da sala de aula podem se sentir inseguros e desmotivados,levando à evasão dos mesmos.
Segundo dados do IBGE de 2007, o Brasil tem como macro problema e grande desafio a ser enfrentado o baixo nível de escolaridade média da sua população,além de ser desigual e com qualidade ruim.
Em 2007, a escolaridade média era de 7,3 anos,abaixo dos oito anos de escolaridade obrigatória estabelecida em lei(Lei 5.692,Lei 11.274).Esta média cai para 6,3 anos se a população é negra e parda e seis anos para os que moram no nordeste,cinco anos para os 20℅ mais pobres e 4,5 anos para a população da zona rural.
Outra informação importante é que os alunos que estão freqüentando ou freqüentaram o segundo segmento do ensino fundamental ou o ensino médio são pessoas que querem completar seus estudos.
Sobre a motivação para freqüentar a EJA,70℅ responderam que era para voltar a estudar ou para adiantar os estudos,19℅,responderam que a motivação para conseguir melhores oportunidades de trabalho.
4-Objetivo geral:
- Mobilização dos alunos da EJA,Sobre a importância dos estudos.
5-Objetivo específico:
- Refletir o por quê estudar,para que estudar,o ato de estudar e ampliar conhecimento.
6-Atividades:
- 1º dia- Palestra com profissional da educação;
- 2º dia- Sessão cinema-filme:”Escritores da liberdade”.
- 3º dia- Slides e vídeos sobre superação;
7-Estratégias:
- Convidar um profissional da área da educação para falar da importância dos estudos;
- Projetar o filme “Escritores da liberdade”.
Ao término,entregar uma ficha de avaliação do filme para que os alunos façam uma avaliação e comente seu ponto de vista.
· Estes comentários serão lidos e comentados no 3º dia de encontro.
8-Material de suporte;
· Vídeos,slides,computador,data show,etc.
9-Avaliação:
· A avaliação dar-se-á através de perguntas e argumentação.
10-Referências Bibliográficas:
- Brasil."Lei 9394, de 20/12/96,estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional",in Diário da União,ano CXXXIV,N° 248,23/12/96.
- Sites pesquisados: www.ibge.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário